Planejamento anual do 5º ano

Planejamento anual do 5º ANO

Língua Portuguesa

OBJETIVOS:
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Compreender e interpretar textos escritos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura;
• Demonstrar o domínio da linguagem em situações de intenção social e exercício da cidadania;
• Aplicar elementos da organização discursiva e da função social dos diversos gêneros textuais;
• Analisar os procedimentos e os recursos lingüísticos utilizados na prática de escrita e leitura, produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.
• Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
• Apreciar textos literários;
• Selecionar textos de acordo com os propósitos de sua leitura;
• Reescrever e/ou produzir textos de autoria, utilizando procedimentos de escritor;
• Revisar textos, assumindo a ponto de vista do leitor e ortográfico;
• Ler, interpretar e produzir textos formais e informais, sabendo utilizar ambos adequadamente;
• Organizar os textos produzidos em parágrafos, pontuando-os adequadamente;
• Usar a acentuação correta;
• Pesquisar no dicionário para resolver possíveis dúvidas ortográficas;
• Relacionar os fatos dos textos com experiências pessoais;
• Ler com ritmo e entonação correta;
• Explicitar o assunto do texto;
• Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios de sua vivência;
• Reconhecer, em finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal/informal.
• Formular perguntas estabelecendo conexão com conhecimentos prévios;
• Levantar as idéias principais do texto para organizá-las em seqüência lógica;
• Identificar o conflito gerador do enredo, quando inserido em contos, lendas, mitos, fábulas, etc...

EIXOS HABILIDADES
Linguagem oral • Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
• Roda de conversa,
• Considerar as opiniões de outras pessoas numa situação comunicativa,
• Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
• Relatar experiências vividas,
• Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
• Defender suas ideias com argumentação,
• Criticar conteúdos tratados em textos lidos.
Prática de leitura • Leitura compartilhada diária,
• Roda de leitores,
• Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
• Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
• Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
• Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
• Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
• Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
• Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
• Consulta ao dicionário.
Prática Escrita e produção de texto • Empregar letra maiúscula corretamente,
• Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
• Utilização correta da pontuação,
• Grafia correta das palavras,
• Segmentação correta de textos,
• Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância.
CONTEÚDOS: Divididos por bimestres

1º BIMESTRE
• Produção e reescrita de textos: contos de fadas, poéticos e instrucionais
• Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – s/z, x, c,ç, ss, s e x, r e rr, sílabas terminadas em l ou u
- Encontros vocálicos:ditongo, tritongo, hiato;
- Encontros consonantais e dígrafos
- Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas – observando a acentuação
- Gramática
- Substantivos – gênero, número e grau
- Classificação dos substantivos: próprio e comum, simples e composto, primitivo e derivado e coletivo

2º BIMESTRE
• Produção e reescrita de textos: narrativos e de propaganda
• Leitura, produção e interpretação
• Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia:sons do x, uso do x e ch, uso do s/z ( s após consoante), h inicial, terminações com ESA e EZA.
• Gramática
- Adjetivo: gênero, número e grau
- Verbo : pessoas do verbo, conjugações ( presente, passado e futuro) tempos verbais no texto.
- Tipos de frase
- Sinônimo e antônimo
- Interjeições e preposições

3º BIMESTRE

• Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: Uso das palavras como: TEM, TÊM, VEM, VÊM, TRAZ, TRAS, MAL e MAU.
• Revisão das acentuações
• Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Artigo definido e indefinido
- Verbos- conjugação de todos os tempos dos verbos no modo indicativo

4º BIMESTRE

• Textos informativos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: m antes de p e b, m no final, emprego do porque, por que, porquê e por quê, l, lh, nh, ch, sc
• Gramática
• Sujeito – simples e composto e predicado
• Verbo- conjugação de todos os tempos do modo subjuntivo

Matemática
OBJETIVOS
• Compreender e utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e entender a realidade;
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos em diferentes situações.
• Utilizar conhecimentos relacionados aos números, às operações, ás medidas, ao espaço e formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações problemas, a partir da interpretação de enunciados.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Compreender as regras do Sistema de Numeração Decimal;
• Ler, compor e decompor numerais acima da casa dos milhões;
• Interpretar, formular e resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas;
• Armar e efetuar as quatro operações básicas;
• Resolver operações que envolvam números racionais, decimais e porcentagens;
• Demonstrar noções sobre as várias unidades de medidas utilizadas no dia-a-dia;
• Utilizar propriedades das figuras geométricas em situações contextualizadas;
• Identificar planificações de formas tridimensionais;
• identificar e localizar objetos em mapas e outras representações gráficas;
• Construir e interpretar tabelas e gráficos;
• Conhecer e saber como utilizar o sistema monetário brasileiro.


EIXOS HABILIDADES
Operações com números • Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,
• Campo aditivo e multiplicativo,
• Compor e decompor números,
• Reconhecer ordens e classes,
• Citar o antecessor e sucessor dos números,
• Sistema monetário,
• Expressões numéricas,
• Cálculo mental,
• Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
• Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
Espaço e forma • Compor de decompor figuras geométricas planas,
• Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
• Associar sólidos ao seu molde.
• Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).
Grandezas e medidas • Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
• Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
Tratamento da informação Construir e interpretar tabelas e gráficos.


CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Números
- S.N.D( sistema de numeração decimal) até 5.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva
- Multiplicação e divisão com 1 algarismo
• Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
• Espaço e forma: sólidos geométricos e figuras planas
• Tratamento de informação: leitura e interpretação de tabelas.

2º BIMESTRE
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Adição e subtração com reserva
- Multiplicação e divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
- Frações:
- Frações de um número, fração de um todo(fruta, 1 litro, 1 kg, pizza,...)
- Fração de um conjunto de elementos
- Tipos de frações: própria, imprópria, mista, aparente e equivalente
- As quatro operações com frações homogêneas
• Sistema monetário – em situações problemas
• Grandezas e medidas: medidas de massa : múltiplos e submúltiplos e situações problemas
• Espaço e forma: Poliedros
• Tratamento de informação: noções de gráficos

3º BIMESTRE
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Adição e subtração com reserva
- Multiplicação e divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Números Decimais: Escrita, relação com frações, situações problemas, as quatro operações
• Grandezas e medidas: medidas de comprimento e superfície: múltiplos e submúltiplos
- Cálculo de perímetro e área
- Situações problemas
• Tratamento de informação: Construção de tabelas e gráficos
• Espaço e forma: figuras bidimensionais e tridimensionais.

4º BIMESTRE
- Leitura
- Escrita
- Multiplicação e divisão com 3 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
- Expressões numéricas
• Grandezas e medidas: medidas de capacidade e volume: múltiplos e submúltiplos, situações problemas, cálculo de volume, situações problemas
• Cálculo do m.m.c
• Tratamento de informação: Construção de tabelas e gráficos
• Espaço e forma: ?
• Porcentagem
- Estatística e porcentagem (gráficos)
-
Ciências
OBJETIVOS
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
• Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
• Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
• Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

EIXOS CONTEÚDOS
Ambiente • O solo,
• Sistema solar,
• Biomas,
• Ecossistemas
Ser humano e saúde • Corpo humano
• Aparelhos do corpo humano
Recursos Tecnológicos • Formas e usos da energia

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Sistema Solar
- O que estuda a astronomia
- O Sistema Solar: os planetas
- Rotação e translação
• A água na terra: Preservando a água no nosso planeta
• Energia: formas e usos da energia

2º BIMESTRE
• O Corpo Humano
- Formação do corpo humano( cabeça, tronco e membros)
• Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- Aparelho Digestivo
- Aparelho Circulatório

3º BIMESTRE
• Convivência entre os seres vivos
- Ecossistema
- Desequilíbrio ecológicos
• Tipos de ambiente( livro p. 72-86
• Aparelho Respiratório
• Sistema nervoso

4º BIMESTRE
• A reprodução humana
• Doenças da atualidade
• Árvore genealógica
• A reprodução dos animais e das plantas (86 a 95)
- A reprodução dos animais
- A reprodução dos vegetais
• Aparelho Excretor

Geografia

OBJETIVOS
• Conhecer a organização do espaço geográfico a partir das interações entre a sociedade e os processos da natureza;
• Demonstrar o domínio de tempo e espaço;
• Identificar o lugar como espaço vivido e produto das ações humanas em interação com o ambiente;
• Reconhecer e utilizar a linguagem cartográfica;
• Descobrir e analisar os aspectos sociais, políticos e culturais das diferentes paisagens;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Reconhecer o planeta como parte do Sistema Solar;
• Identificar e localizar os continentes e oceanos do planeta;
• Ler e interpretar os mapas e as diversas representações do planeta Terra;
• Identificar o fuso horário das diversas partes do mundo e a relação dos mesmos com os meridianos;
• Compreender as divisões do planisfério;
• Identificar os meios de orientação e localização;
• Compreender e identificar o território brasileiro;
• Identificar as principais características de cada macro-região brasileira e seus recursos naturais, culturais e econômicos;
• Identificar divisões políticas, climáticas, hidrográficas, de relevo e de vegetação em mapas do país.

EIXOS CONTEÚDOS
Paisagens urbanas e rurais • A construção do espaço do Brasil na America do sul e no mundo.
Espaço geográfico do Brasil • Regiões do pais e suas diferenças
Cartografia • Estudo do mapa do Brasil e sua localização.

1º BIMESTRE
• A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos
- Oceanos e continentes
• A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização
• A população brasileira
- A distribuição da população no território
- A formação da população brasileira

2º BIMESTRE
• Divisão Política e regional do Brasil
• O Brasil e suas regiões
- Região Norte
- Região Nordeste

3º BIMESTRE
• Região Centro- Oeste
• Região Sudeste
• Região sul

4º BIMESTRE
• O Brasil e a América do Sul
• O Brasil no mundo

História
OBJETIVOS
• Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
• Conhecer e respeitar o modo de vida dos grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;
• Compreender o homem como sujeito histórico e a evolução dos fatos históricos;
• Conhecer a história do Brasil em suas diferentes épocas

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Reconhecer-se como sujeito histórico;
• Desenvolver habilidades intelectual e social, necessárias à participação em grupos;
• Desenvolver habilidades de pesquisa;
• Manifestar pensamento autônomo;
• Reconhecer a evolução dos fatos históricos e econômicos do município, estado ou do país.
• Reconhecer as etapas e circunstâncias em que se deu a descoberta do Brasil;
• Identificar a importância dos grupos indígenas, africanos e imigrantes na formação do país;
• Analisar características dos períodos : Brasil Colônia, Brasil Império e República;
• Formular hipóteses e expressar-se em temas históricos;
• Buscar informações em diferentes fontes;
• Descobrir e compreender diferenças culturais;

EIXOS CONTEÚDOS
História das organizações populacionais • Descobrimento
• Capitanias Hereditárias,
• Brasil colônia,
• Império,
• Republica,
• Ditadura,
• Democracia.
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos. • Revoluções e guerras no Brasil e no mundo
Organizações Políticas e Administrativas • Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Descobrimento
• Capitanias hereditárias
• O Brasil colônia
• A sociedade do ouro
• Autonomia do Brasil: independência

2º BIMESTRE

• Brasil: Império
- O primeiro império
- Segundo império
- Da Monarquia a República
3º BIMESTRE

• O Brasil:
- O tempo dos coronéis
- O longo governo de Vargas

4º BIMESTRE
• Entre a democracia e a ditadura
• Nosso tempo.



ARTES


OBJETIVO
• Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.

OBJETIVO COMPORTAMENTAL
• Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
• Música
• Dança
• Teatro
• Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
• Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
• Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.

METODOLOGIAS

Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.
Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• Recortes de jornais e revistas;
• Debates;
• Brincadeiras;
• Cartazes;
• Gráficos e tabelas;
• CDs áudio;
• Aparelho de som;
• Vídeo;
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Mapas;
• Jogos variados;
• Leituras diversificadas;
• Lápis de cor;
• Materiais de texturas diferentes para colagens;
• Rótulo de produtos;
• Gibis;
• Desenhos;
• Cartolina;
• Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros;
• Textos literários: poesias, histórias, contos.


Avaliação:

A avaliação de todas as disciplinas será conforme estabelecido na Proposta Pedagógica e regimento Escolar, permitindo identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente e contínuo.
A avaliação será diagnóstica, contínua, processual e cumulativa.
Os critérios de avaliação serão diversificados: avaliação escrita e oral, trabalho individual e em grupo, exposições, pesquisas e entrevistas.
O professor utilizará vários meios para se chegar ao fim do bimestre, fazendo a somatória onde os alunos deverão atingir a média mínima para aprovação = 6,0. Para os alunos que não atingiram a média de aprovação, será feita a recuperação concomitante, proporcionando aos alunos a aquisição dos conhecimentos necessários para promoção

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

5 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!!! Satisfaz às necessidades hoje do profissional em educação desenvolver os conteúdos necessários para uma aprendizagem com excelência.

NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS disse...

Ótimo, muito bom.

Unknown disse...

Bom dia!Vc tem instagran? Me chamo Cristina

Unknown disse...

Gostei muito de sua publicação, me ajudou bastante!

Unknown disse...

Amei sua publicação! Nossa como me ajudou!

Postar um comentário