Planejamento anual do 4º ano

Planejamento anual do 4° Ano
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
• Apreciar textos literários;
• Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
• Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
• Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
• Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
• Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.

EIXOS HABILIDADES
Linguagem oral • Leitura de imagens,
• Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
• Roda de conversa,
• Declamar poesias,
• Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
• Relatar experiências vividas,
• Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
• Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
• Falar trava-línguas,
• Defender suas idéias com argumentação
Prática de leitura • Leitura compartilhada diária,
• Roda de leitores,
• Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
• Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
• Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
• Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
• Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
• Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
• Identificar e descrever personagens,
• Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
• Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
• Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
• Consulta ao dicionário.
Prática Escrita e produção de texto • Empregar letra maiúscula corretamente,
• Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
• Utilização correta da pontuação,
• Grafia correta das palavras,
• Segmentação correta de frases e textos,
• Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
• Produzir texto e revisá-lo.

Conteúdos

1º BIMESTRE
• Produção de texto: conto
• Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica

2º BIMESTRE
• Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
• Leitura, produção e interpretação
• Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia:palavras com som de x
• Gramática: substantivo e preposição,
- Revisão das acentuações

3º BIMESTRE

• Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
• Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Adjetivo e locução adjetiva

4º BIMESTRE

• Textos informativos e expositivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
• Gramática
• Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
• Numeral

MATEMATICA

OBJETIVOS
• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
• Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.

EIXOS HABILIDADES
Operações com números • Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,
• Campo aditivo e multiplicativo,
• Compor e decompor números,
• Reconhecer ordens e classes,
• Citar o antecessor e sucessor dos números,
• Sistema monetário,
• Expressões numéricas,
• Cálculo mental,
• Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
• Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
Espaço e forma • Compor de decompor figuras geométricas planas,
• Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
• Associar sólidos ao seu molde.
• Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).
Grandezas e medidas • Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
• Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
Tratamento da informação Construir e interpretar tabelas e gráficos.

CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
• Números
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Algarismos romanos
- Números – ordens e classes
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva
• Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
• Espaços e formas: figuras planas e não-planas
2º BIMESTRE
• Números
• Adição e subtração com reserva
- Multiplicação com até 3 algarismos
- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.
• Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas
• Espaços e formas: paralelepípedo
• Tratamento de informação: Noções de gráficos


3º BIMESTRE
• Números
- Adição, subtração e multiplicação
- Divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
• Grandezas e medidas: perímetros
• Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
• Espaços e formas: Ângulos

4º BIMESTRE
• Números
- Multiplicação e divisão com 3 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
• Grandezas e medidas: áreas de figuras planas
• Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
• Espaços e formas: polígonos

CIÊNCIAS
OBJETIVOS
• Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,
• Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,
• Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,
• Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
• Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;


EIXOS CONTEÚDOS
Ambiente • Relação entre os seres vivos e o ambiente,
• Características da água, do ar e da atmosfera.
Ser humano e saúde • Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,
• Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.
Recursos Tecnológicos • Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,
• Doenças de veiculação hídrica
• Meios de proliferação e transmissão de doenças

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Investigando a matéria
- Estados físicos
- Propriedades e transformações da matéria
• A água na terra
- Preservando a água no nosso planeta
- Estados físicos
- O ciclo da água
- A água e as misturas
• O ar e a atmosfera

2º BIMESTRE
• O alimento e os seres vivos
- Cadeias alimentares
- As relações ecológicas
- Os ecossistemas
• Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- A digestão dos alimentos

3º BIMESTRE
• Atividades do corpo humano
- Atividades de: respiração, circulação e excreção

4º BIMESTRE

• A tecnologia e os alimentos
- Conservação e industrialização dos alimentos
- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos

HISTÓRIA

OBJETIVOS
• •Sua identidade e origem na história;
• Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
• Conhecer a os fatos históricos do estado
• Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
• Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
• Registrar informações pessoais;
• Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas

EIXOS CONTEÚDOS
História das organizações populacionais • Origem do Estado.
• Populações locais (indígenas)
• Organização do espaço,
• Os indígenas no RN,
• Colonização do RN.
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos. • Movimentos que aconteceram no RN,
• Imposições culturais e religiosas no RN,
• Manifestações Culturais.
Organizações Políticas e Administrativas • Ocupação do espaço do RN,
• Confederação dos Índios Cariris,
• Revoltas pela Independência
• Abolição dos escravos Brasil e RN,
• Governos do estado do RN,
• Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Os povos indígenas do Brasil
• Descobrimento
• Os povos africanos
• Origem do RN: população e colonização
• Organização do espaço do RN

2º BIMESTRE
• Movimentos que aconteceram no RN,
• Imposições culturais e religiosas no RN,
• Manifestações Culturais
3º BIMESTRE
• Movimentos que aconteceram no RN,
• Imposições culturais e religiosas no RN,
• Manifestações Culturais
4º BIMESTRE
• Abolição dos escravos Brasil e RN,
• Governos do estado do RN,
• Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres
GEOGRAFIA

OBJETIVOS
• Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;
• Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
• Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Conhecer o Estado – lugares e sociedade;
• Identificar os limites e governo do Estado;
• Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;

EIXOS CONTEÚDOS
Paisagens urbanas e rurais • A construção do espaço do RN
Espaço geográfico do RN • Natureza, economia do RN
Cartografia • Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.

1º BIMESTRE
• A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos
- Oceanos e continentes
• A representação da Terra
- Mapas
- A representação do espaço no papel
• A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização

2º BIMESTRE
• A geografia e o Rio Grande do Norte
- O RN e a região nordeste
- O RN na América do sul e no mundo

3º BIMESTRE
• A construção do espaço do RN
- As nações indígenas
- Ocupação e colonização do espaço do RN

4º BIMESTRE

• O RN: natureza e economia

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Planejamento anual do 5º ano

Planejamento anual do 5º ANO

Língua Portuguesa

OBJETIVOS:
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Compreender e interpretar textos escritos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura;
• Demonstrar o domínio da linguagem em situações de intenção social e exercício da cidadania;
• Aplicar elementos da organização discursiva e da função social dos diversos gêneros textuais;
• Analisar os procedimentos e os recursos lingüísticos utilizados na prática de escrita e leitura, produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.
• Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
• Apreciar textos literários;
• Selecionar textos de acordo com os propósitos de sua leitura;
• Reescrever e/ou produzir textos de autoria, utilizando procedimentos de escritor;
• Revisar textos, assumindo a ponto de vista do leitor e ortográfico;
• Ler, interpretar e produzir textos formais e informais, sabendo utilizar ambos adequadamente;
• Organizar os textos produzidos em parágrafos, pontuando-os adequadamente;
• Usar a acentuação correta;
• Pesquisar no dicionário para resolver possíveis dúvidas ortográficas;
• Relacionar os fatos dos textos com experiências pessoais;
• Ler com ritmo e entonação correta;
• Explicitar o assunto do texto;
• Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios de sua vivência;
• Reconhecer, em finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal/informal.
• Formular perguntas estabelecendo conexão com conhecimentos prévios;
• Levantar as idéias principais do texto para organizá-las em seqüência lógica;
• Identificar o conflito gerador do enredo, quando inserido em contos, lendas, mitos, fábulas, etc...

EIXOS HABILIDADES
Linguagem oral • Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
• Roda de conversa,
• Considerar as opiniões de outras pessoas numa situação comunicativa,
• Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
• Relatar experiências vividas,
• Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
• Defender suas ideias com argumentação,
• Criticar conteúdos tratados em textos lidos.
Prática de leitura • Leitura compartilhada diária,
• Roda de leitores,
• Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
• Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
• Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
• Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
• Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
• Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
• Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
• Consulta ao dicionário.
Prática Escrita e produção de texto • Empregar letra maiúscula corretamente,
• Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
• Utilização correta da pontuação,
• Grafia correta das palavras,
• Segmentação correta de textos,
• Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância.
CONTEÚDOS: Divididos por bimestres

1º BIMESTRE
• Produção e reescrita de textos: contos de fadas, poéticos e instrucionais
• Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – s/z, x, c,ç, ss, s e x, r e rr, sílabas terminadas em l ou u
- Encontros vocálicos:ditongo, tritongo, hiato;
- Encontros consonantais e dígrafos
- Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas – observando a acentuação
- Gramática
- Substantivos – gênero, número e grau
- Classificação dos substantivos: próprio e comum, simples e composto, primitivo e derivado e coletivo

2º BIMESTRE
• Produção e reescrita de textos: narrativos e de propaganda
• Leitura, produção e interpretação
• Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia:sons do x, uso do x e ch, uso do s/z ( s após consoante), h inicial, terminações com ESA e EZA.
• Gramática
- Adjetivo: gênero, número e grau
- Verbo : pessoas do verbo, conjugações ( presente, passado e futuro) tempos verbais no texto.
- Tipos de frase
- Sinônimo e antônimo
- Interjeições e preposições

3º BIMESTRE

• Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: Uso das palavras como: TEM, TÊM, VEM, VÊM, TRAZ, TRAS, MAL e MAU.
• Revisão das acentuações
• Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Artigo definido e indefinido
- Verbos- conjugação de todos os tempos dos verbos no modo indicativo

4º BIMESTRE

• Textos informativos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: m antes de p e b, m no final, emprego do porque, por que, porquê e por quê, l, lh, nh, ch, sc
• Gramática
• Sujeito – simples e composto e predicado
• Verbo- conjugação de todos os tempos do modo subjuntivo

Matemática
OBJETIVOS
• Compreender e utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e entender a realidade;
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos em diferentes situações.
• Utilizar conhecimentos relacionados aos números, às operações, ás medidas, ao espaço e formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações problemas, a partir da interpretação de enunciados.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Compreender as regras do Sistema de Numeração Decimal;
• Ler, compor e decompor numerais acima da casa dos milhões;
• Interpretar, formular e resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas;
• Armar e efetuar as quatro operações básicas;
• Resolver operações que envolvam números racionais, decimais e porcentagens;
• Demonstrar noções sobre as várias unidades de medidas utilizadas no dia-a-dia;
• Utilizar propriedades das figuras geométricas em situações contextualizadas;
• Identificar planificações de formas tridimensionais;
• identificar e localizar objetos em mapas e outras representações gráficas;
• Construir e interpretar tabelas e gráficos;
• Conhecer e saber como utilizar o sistema monetário brasileiro.


EIXOS HABILIDADES
Operações com números • Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,
• Campo aditivo e multiplicativo,
• Compor e decompor números,
• Reconhecer ordens e classes,
• Citar o antecessor e sucessor dos números,
• Sistema monetário,
• Expressões numéricas,
• Cálculo mental,
• Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
• Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
Espaço e forma • Compor de decompor figuras geométricas planas,
• Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
• Associar sólidos ao seu molde.
• Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).
Grandezas e medidas • Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
• Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
Tratamento da informação Construir e interpretar tabelas e gráficos.


CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Números
- S.N.D( sistema de numeração decimal) até 5.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva
- Multiplicação e divisão com 1 algarismo
• Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
• Espaço e forma: sólidos geométricos e figuras planas
• Tratamento de informação: leitura e interpretação de tabelas.

2º BIMESTRE
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Adição e subtração com reserva
- Multiplicação e divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
- Frações:
- Frações de um número, fração de um todo(fruta, 1 litro, 1 kg, pizza,...)
- Fração de um conjunto de elementos
- Tipos de frações: própria, imprópria, mista, aparente e equivalente
- As quatro operações com frações homogêneas
• Sistema monetário – em situações problemas
• Grandezas e medidas: medidas de massa : múltiplos e submúltiplos e situações problemas
• Espaço e forma: Poliedros
• Tratamento de informação: noções de gráficos

3º BIMESTRE
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Adição e subtração com reserva
- Multiplicação e divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Números Decimais: Escrita, relação com frações, situações problemas, as quatro operações
• Grandezas e medidas: medidas de comprimento e superfície: múltiplos e submúltiplos
- Cálculo de perímetro e área
- Situações problemas
• Tratamento de informação: Construção de tabelas e gráficos
• Espaço e forma: figuras bidimensionais e tridimensionais.

4º BIMESTRE
- Leitura
- Escrita
- Multiplicação e divisão com 3 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
- Expressões numéricas
• Grandezas e medidas: medidas de capacidade e volume: múltiplos e submúltiplos, situações problemas, cálculo de volume, situações problemas
• Cálculo do m.m.c
• Tratamento de informação: Construção de tabelas e gráficos
• Espaço e forma: ?
• Porcentagem
- Estatística e porcentagem (gráficos)
-
Ciências
OBJETIVOS
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
• Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
• Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
• Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

EIXOS CONTEÚDOS
Ambiente • O solo,
• Sistema solar,
• Biomas,
• Ecossistemas
Ser humano e saúde • Corpo humano
• Aparelhos do corpo humano
Recursos Tecnológicos • Formas e usos da energia

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Sistema Solar
- O que estuda a astronomia
- O Sistema Solar: os planetas
- Rotação e translação
• A água na terra: Preservando a água no nosso planeta
• Energia: formas e usos da energia

2º BIMESTRE
• O Corpo Humano
- Formação do corpo humano( cabeça, tronco e membros)
• Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- Aparelho Digestivo
- Aparelho Circulatório

3º BIMESTRE
• Convivência entre os seres vivos
- Ecossistema
- Desequilíbrio ecológicos
• Tipos de ambiente( livro p. 72-86
• Aparelho Respiratório
• Sistema nervoso

4º BIMESTRE
• A reprodução humana
• Doenças da atualidade
• Árvore genealógica
• A reprodução dos animais e das plantas (86 a 95)
- A reprodução dos animais
- A reprodução dos vegetais
• Aparelho Excretor

Geografia

OBJETIVOS
• Conhecer a organização do espaço geográfico a partir das interações entre a sociedade e os processos da natureza;
• Demonstrar o domínio de tempo e espaço;
• Identificar o lugar como espaço vivido e produto das ações humanas em interação com o ambiente;
• Reconhecer e utilizar a linguagem cartográfica;
• Descobrir e analisar os aspectos sociais, políticos e culturais das diferentes paisagens;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Reconhecer o planeta como parte do Sistema Solar;
• Identificar e localizar os continentes e oceanos do planeta;
• Ler e interpretar os mapas e as diversas representações do planeta Terra;
• Identificar o fuso horário das diversas partes do mundo e a relação dos mesmos com os meridianos;
• Compreender as divisões do planisfério;
• Identificar os meios de orientação e localização;
• Compreender e identificar o território brasileiro;
• Identificar as principais características de cada macro-região brasileira e seus recursos naturais, culturais e econômicos;
• Identificar divisões políticas, climáticas, hidrográficas, de relevo e de vegetação em mapas do país.

EIXOS CONTEÚDOS
Paisagens urbanas e rurais • A construção do espaço do Brasil na America do sul e no mundo.
Espaço geográfico do Brasil • Regiões do pais e suas diferenças
Cartografia • Estudo do mapa do Brasil e sua localização.

1º BIMESTRE
• A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos
- Oceanos e continentes
• A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização
• A população brasileira
- A distribuição da população no território
- A formação da população brasileira

2º BIMESTRE
• Divisão Política e regional do Brasil
• O Brasil e suas regiões
- Região Norte
- Região Nordeste

3º BIMESTRE
• Região Centro- Oeste
• Região Sudeste
• Região sul

4º BIMESTRE
• O Brasil e a América do Sul
• O Brasil no mundo

História
OBJETIVOS
• Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
• Conhecer e respeitar o modo de vida dos grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;
• Compreender o homem como sujeito histórico e a evolução dos fatos históricos;
• Conhecer a história do Brasil em suas diferentes épocas

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
• Reconhecer-se como sujeito histórico;
• Desenvolver habilidades intelectual e social, necessárias à participação em grupos;
• Desenvolver habilidades de pesquisa;
• Manifestar pensamento autônomo;
• Reconhecer a evolução dos fatos históricos e econômicos do município, estado ou do país.
• Reconhecer as etapas e circunstâncias em que se deu a descoberta do Brasil;
• Identificar a importância dos grupos indígenas, africanos e imigrantes na formação do país;
• Analisar características dos períodos : Brasil Colônia, Brasil Império e República;
• Formular hipóteses e expressar-se em temas históricos;
• Buscar informações em diferentes fontes;
• Descobrir e compreender diferenças culturais;

EIXOS CONTEÚDOS
História das organizações populacionais • Descobrimento
• Capitanias Hereditárias,
• Brasil colônia,
• Império,
• Republica,
• Ditadura,
• Democracia.
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos. • Revoluções e guerras no Brasil e no mundo
Organizações Políticas e Administrativas • Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Descobrimento
• Capitanias hereditárias
• O Brasil colônia
• A sociedade do ouro
• Autonomia do Brasil: independência

2º BIMESTRE

• Brasil: Império
- O primeiro império
- Segundo império
- Da Monarquia a República
3º BIMESTRE

• O Brasil:
- O tempo dos coronéis
- O longo governo de Vargas

4º BIMESTRE
• Entre a democracia e a ditadura
• Nosso tempo.



ARTES


OBJETIVO
• Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.

OBJETIVO COMPORTAMENTAL
• Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
• Música
• Dança
• Teatro
• Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
• Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
• Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.

METODOLOGIAS

Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.
Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• Recortes de jornais e revistas;
• Debates;
• Brincadeiras;
• Cartazes;
• Gráficos e tabelas;
• CDs áudio;
• Aparelho de som;
• Vídeo;
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Mapas;
• Jogos variados;
• Leituras diversificadas;
• Lápis de cor;
• Materiais de texturas diferentes para colagens;
• Rótulo de produtos;
• Gibis;
• Desenhos;
• Cartolina;
• Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros;
• Textos literários: poesias, histórias, contos.


Avaliação:

A avaliação de todas as disciplinas será conforme estabelecido na Proposta Pedagógica e regimento Escolar, permitindo identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente e contínuo.
A avaliação será diagnóstica, contínua, processual e cumulativa.
Os critérios de avaliação serão diversificados: avaliação escrita e oral, trabalho individual e em grupo, exposições, pesquisas e entrevistas.
O professor utilizará vários meios para se chegar ao fim do bimestre, fazendo a somatória onde os alunos deverão atingir a média mínima para aprovação = 6,0. Para os alunos que não atingiram a média de aprovação, será feita a recuperação concomitante, proporcionando aos alunos a aquisição dos conhecimentos necessários para promoção

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Planejamento anual do 3º ano

PLANEJAMENTO ANUAL DO 3º ANO

PORTUGUÊS

OBJETIVO GERAL DE PORTUGUÊS

Ø Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com autonomia.
Ø Objetivamos na 2ª serie, conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas possibilidades e situações (preparar o educando para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia).
Ø Conseguindo: ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas.
Ø Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø -Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a entonação.
Ø -Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência.
Ø -Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos.
Ø -Reconhecer, identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas diferentes formas,
Ø -Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
Ø -Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
Ø -Utilizar corretamente o gênero do substantivo
Ø -Identificar e utilizar corretamente na produção de textos o sinônimo e antônimo dos substantivos
Ø -Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
Ø -Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
Ø -Empregar adjetivos de forma correta.
Ø -Utilizar corretamente pronomes pessoais.
Ø -Utilizar corretamente as regras ortográficas.


CONTEUDOS DE PORTUGUES

Ø Alfabeto
Ø Produção de textos oral e escrita
Ø Poesias
Ø Correspondência
Ø Sinais de pontuação
Ø Acentuação
Ø Gênero do substantivo
Ø Numero do substantivo
Ø Grau do substantivo
Ø Leitura de diferentes textos
Ø Interpretação oral e escrita
Ø Ortografia



MATEMÁTICA

OBJETIVO GERAL DE MATEMÁTICA

Ø Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática.
Ø Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø -Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
Ø -Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
Ø -Ordenar corretamente os números na ordem
Ø -Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
Ø -Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
Ø Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
Ø -Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
Ø -Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
Ø -Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real e centavos.
Ø -Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
Ø -Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano...)
Ø -Identificar as figura geométricas presentes á nossa volta,



CONTEUDOS DE MATEMÁTICA

Ø Construção de figuras geométricas
Ø Construção de sólidos geométricos
Ø Números de 0 a 1000
Ø Números pares e impares
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Dezena
Ø Dúzia
Ø Centena
Ø Dobro, triplo
Ø Tabuada do 0 ao 5
Ø Medidas, tempo, capacidade, comprimento e massa.
Ø Problemas
Ø 04 operações
Ø Sistema monetário
Ø Noção de estatística
Ø Números ordinais até 30.
Ø Calendário



CIÊNCIAS

OBJETIVO GERAL DE CIENCIAS

Ø Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
Ø Identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
Ø Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Ø -Identificar os principais astros do Sistema solar.
Ø -Identificar o Sol como uma estrela.
Ø -Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam.
Ø -Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
Ø -Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
Ø Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e remédios.
Ø -Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
Ø -Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
Ø -Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
Ø -Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
Ø -Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.


CONTEUDOS DE CIENCIAS
Ø Astros
Ø Ar
Ø Solo
Ø Água
Ø Lixo
Ø Reciclagem
Ø Saneamento básico
Ø Vegetais
Ø Os animais
Ø Nosso corpo
Ø Os alimentos
Ø Higiene e saúde
Ø Saúde e segurança
Ø Nosso ambiente
Ø Preservação do meio ambiente
Ø As plantas


HISTÓRIA E GEOGRAFIA

OBJETIVO GERAL DE ESTUDOS SOCIAIS (Historia e Geografia)


Ø Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;
Ø Desenvolver a capacidade de expressar - se de forma critica diante dos problemas sociais;
Ø Conhecer o meio social em que vive possibilitando-o descobrir a existência de realidades diferentes;
Ø Entender a evolução dos fatos históricos e geográficos do seu bairro, de seu município, do seu estado e de seu pais como resultantes de um longo processo de transformação.
Ø Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas das famílias, da escola e da localidade;

OBJETIVOS ESPECIFICOS DE ESTUDOS SOCIAIS
(Historia e Geografia)

Ø O educando devera identificar sua família, casa, escola, bairro, rua.
Ø Distinguir o seu município observando semelhanças e diferenças entre o compõem a cidade.
Ø Identificar e avaliar as ações do homem em sociedade e suas conseqüências em diferentes meios.
Ø Reconhecer sinais de transito
Ø Apreciar as datas comemorativas em grupo ou individual.
Ø -Identificar diferentes tipos de família.
Ø -Identificar diferentes tipos de moradias
Ø -Identificar sua rua
Ø -Identificando seu bairro
Ø -Identificando sua escola
Ø -Identificando seu município, suas autoridades,
Ø -Identificando os pontos cardeais.
Ø -Reconhecer as estações do ano,
Ø -Reconhecer e identificar os principais meios de transportes e comunicação utilizados pelo aluno e por sua família.
Ø -Reconhecer e identificar os principais sinais de transito para que possam utilizar corretamente.
Ø -Reconhecer a importância do trabalho e das profissões na vida em sociedade,
Ø -Desenvolver projetos; transito consciência fiscal e outros...
Ø Reconhecer e identificar os diversos tipos de hino ( nacional , independência e bandeira)
Ø Motivar o aluno a zelar o espaço em que vive
Ø Auxiliar o aluno a entender o que é descendência e quem ele é, formando conceitos necessários para a compreensão das relações sociais, solidariedade e interação;

ESTUDOS SOCIAIS ( HISTÓRIA E GEOGRAFIA)

Ø Família
Ø Casa
Ø Rua
Ø Bairro
Ø Escola
Ø Município
Ø Poder Legislativo, Executivo e Judiciário.
Ø Orientação
Ø Tempo
Ø Meios de transporte
Ø Meios de comunicação
Ø Transito
Ø Trabalho
Ø Datas comemorativas
Ø Zona rural
Ø Zona urbana
Ø Reino da natureza
Ø Relevo
Ø Clima
Ø Rio
Ø Vegetação
Ø Indústria
Ø Comercio
Ø Hinos

METODOLOGIA

Pretende-se alcançar os objetivos aplicando os conteúdos listados através de aulas expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e extra - classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação, criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e descoberta trabalhando sempre através de temas, mini-projetos.
Usaremos para desenvolver nossas aulas recursos diversos como:

Ø Livros
Ø Revistas
Ø Jornais
Ø Dicionários
Ø Atividades orais
Ø Jogos didáticos
Ø Cartazes
Ø Fichas
Ø Mapas
Ø Globo
Ø Caderno
Ø Lápis
Ø Cola
Ø Tesoura
Ø Material sucata
Ø Mural
Ø Bola
Ø Corda
Ø TV, vídeo e DVD.
Ø Retro projetor
Ø Aparelho de som
Ø CD
Ø Recursos humanos
Ø Entre outros


AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído uma nota bimestral.
Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.

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Planejamento anual do 2º ano

Planejamento anual do 2º ano
Objetivo geral:
Ø Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
Ø Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.
Ø Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.
Ø Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.
PORTUGUÊS
CONTEÚDOS
Ø Expressão oral e não verbal.
Ø Função social da escrita.
Ø Nome da criança.
Ø Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
Ø Construção de palavras.
Ø Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
Ø Som final e inicial das palavras estudadas.
Ø Número de letras e silabas das palavras.
Ø Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
Ø Pontuação – ponto final e vírgula.
Ø Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
Ø Silabas simples e palavras chaves
Ø Letras do alfabeto
Ø Letras do seu nome completo
Ø Produção de textos coletivo e individual
Ø Expressão oral e corporal
Ø Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
Ø Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
Ø Gramática contextualizada
Ø Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)
OBJETIVOS
Ø Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
Ø Conhecer o alfabeto em suas diversas formas


Ø Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
Ø Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
Ø Expressar-se oralmente e por escrito
Ø Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
Ø Reconhecer o som inicial e final das palavras.
Ø Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
Ø Usar corretamente a letra maiúscula
Ø Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
Ø Produzir pequenos textos – coletivo e individual
Ø Elaborar frases a seu nível de experiência
Ø Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
Ø Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas…
Ø Expressar – se oralmente com clareza
Ø Compreender para que serve a escrita e a leitura
Ø Construir e reconstruir palavras e frases – números de letras e silabas
Ø Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
Ø Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Leitura de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc.
Ø Mural de rótulos
Ø Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
Ø Trabalhar com o alfabeto móvel
Ø Recortes de jornais e revistas
Ø Conhecer as famílias silábicas menos complexas
Ø Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
Ø Cartazes
Ø Fichas de leitura
Ø Textos coletivos e individuais
Ø Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
Ø Recorte de jornais e revistas
Ø Nomeação dos objetos da sala
Ø Entrega de crachás com nome completo
Ø Construção de novas palavras
Ø Escrever palavras e frases
Ø Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
Ø Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.

MATEMÁTICA

CONTEÚDOS
Ø História dos números
Ø Classificação, seriação e conservação.
Ø Número e numeral de 0 a 9
Ø Antecessor e sucessor
Ø Unidade e noção de dezena
Ø Número e numeral de 0 até 30
Ø Crescente e decrescente
Ø Adição, subtração, problemas com unidades.
Ø NUMERO E NUMERAL
Ø Números de 0 a 100
Ø Dezena ( decomposição )
Ø Problemas envolvendo adição e subtração
Ø Operações – Adição e subtração sem reserva e sem recurso
Ø Números ordinais
Ø Dúzia e meia dúzia
Ø Numero de 0 até…(onde conseguirem chegar.)
Ø Dezena e unidade
Ø Formas geométricas
Ø Calendário
Ø Sistema monetário brasileiro
Ø Situações problemas
Ø Operações de adição e subtração
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Números pares e impares
Ø Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
Ø Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
Ø Multiplicação e divisão
Ø Dobro e triplo
Ø Metade e terça parte
Ø Fração
Ø Problemas
OBJETIVOS
Ø Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
Ø Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
Ø Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
Ø Identificar antecessor e sucessor
Ø Representar unidade e reconhecer dezenas
Ø Identificar ordem crescente e decrescente
Ø Identificar o numero e numeral de 0 a 30
Ø Construir o conceito de dezena
Ø Construir o conceito de dezena e unidade
Ø Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
Ø Saber adição simples
Ø Reconhecer o símbolo da adição ( + )
Ø Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
Ø Reconhecer o símbolo da subtração ( – )
Ø Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
Ø Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
Ø Reconhecer dúzia e meia dúzia.
Ø Construir o conceito de número e numeral
Ø Identificar numero e numeral de 0 ate …
Ø Construir conceito de unidade e dezena
Ø Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
Ø Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
Ø Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
Ø Identificar números pares e números impar
Ø Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
Ø Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
Ø Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
Ø Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
Ø Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
Ø Explorar cálculo mental
Ø Resolver operações envolvendo dobro e triplo
Ø Reconhecer o real como moeda.
Ø Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-las.
Ø Construir e representar formas geométricas
Ø Ler e interpretar problemas;
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Completar
Ø Representar numeral à quantidade
Ø Ditado de números
Ø Trabalhar números vizinhos
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Colagem
Ø Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
Ø Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
Ø Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
Ø Formar grupos de 10 em 10
Ø Desenvolver conjuntos de dezenas.
Ø Resolver situações – problemas de sua realidade
Ø Exercícios escritos
Ø Juntar e contar
Ø Uso do material concreto
Ø Separar unidades e dezenas
Ø Folha mimeografada, impressas, livro didático.
Ø Leitura e escrita de números até…
Ø Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até …
Ø Formar grupos de 10 em 10
Ø Conjuntos com dezenas
Ø Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
Ø Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
Ø Cartazes
Ø Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
Ø Problemas envolvendo as quatro operações.
Ø Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
Ø Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.
HISTÓRIA
CONTEÚDOS
Ø Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
Ø Historia do nome
Ø Historia da vida da criança
Ø Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
Ø Família – tipos de família.
Ø Datas comemorativas
Ø Direitos e deveres da criança.
Ø Tipos de casas
Ø Os materiais para construção de uma casa
Ø Os cômodos da casa
Ø Datas comemorativas
Ø Primeiros moradores
Ø A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
Ø Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
Ø Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
Ø A escola
Ø Historia do nome da escola
Ø Função dos funcionários da escola
Ø Profissão dos pais e de outras pessoas
Ø Consciência fiscal
Ø Patrimônios públicos
Ø Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.

OBJETIVOS

Ø Saber quem é e como é importante (a criança)
Ø Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
Ø Conhecer-se como ser que faz historia
Ø Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
Ø Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
Ø Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
Ø Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
Ø Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
Ø Datas comemorativas (…)
Ø Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
Ø Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
Ø Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
Ø Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
Ø Identificar os vários tipos de profissão
Ø Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
Ø Produção de frases, textos e desenhos.
Ø Confecção da arvore genealógica
Ø Confecção de cartazes, colagens e recortes.
Ø Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
Ø Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
Ø Atividades do livro de historia Projeto Pitangua historia
Ø Entrevista com os pais – sobre sua historia
Ø Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
Ø Cartazes
Ø Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
Ø Exercícios no caderno
Ø Construção de maquetes do bairro.
Ø Exposição de fotos
Ø Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
Ø Desenhos
Ø Ambiente da escola (vista – como o aluno a vê)
Ø Desenhos e colagens
Ø Conversas formais e informais
Ø Pesquisas
GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
Ø Bairro e sua historia, nome.
Ø A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
Ø Modificação da paisagem
Ø Recursos naturais
Ø Matéria prima
Ø Meios de transportes
Ø Tempo e estações do ano
Ø A rua e o bairro
Ø O endereço
Ø O que têm no bairro
Ø Etnias
Ø Meios de comunicação
Ø Atividades predominantes na comunidade
Ø Trânsito
OBJETIVOS
Ø Reconhecer o nome do bairro e sua história.
Ø Identificar a rua onde à criança mora
Ø Identificar o caminho da escola
Ø Distinguir seu endereço
Ø Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
Ø Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
Ø Identificar o semáforo os meios de transporte
Ø Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
Ø Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
Ø Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
Ø Reconhecer a importância de seu endereço
Ø Localizar a sua rua no bairro
Ø Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
Ø Reconhecer os meios de comunicação
Ø Identificar a utilidade dos meios de comunicação
Ø Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
Ø Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
Ø Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Pesquisar o nome do bairro e sua historia
Ø Pesquisar seu endereço
Ø Desenhar o trajeto da casa para a escola.
Ø Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
Ø Cartazes
Ø Folhas mimeografadas
Ø Exercícios do livro
Ø Anotações no caderno
Ø Atividades escritas
Ø Citar os meios de transportes da comunidade
Ø Desenhos dos meios de transportes
Ø Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
Ø Gráfico da origem dos alunos
Ø Construção de maquete sobre sua rua
Ø Atividades do livro de geografia
Ø Confecção de cartazes
Ø Exercícios no caderno e no livro
Ø Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado
CIÊNCIAS
CONTEÚDOS

MEIO AMBIENTE

Ø Seres vivos
Ø Características dos seres vivos
Ø Partes da planta
Ø Utilidades da planta
Ø Diferentes ambientes
Ø Localizar – se no tempo e no espaço
Ø Estações do ano
Ø Lixo
Ø Água

SER HUMANO E SAUDE

Ø Corpo humano
Ø Nascimento e o que precisa para viver
Ø Higiene e saúde
Ø Os sentidos
Ø Higiene pessoal
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Ø Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
Ø Produtos industriais e artesanais
Ø Processos de transformações
OBJETIVO
Ø Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
Ø Desenvolver hábitos de higiene
Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Ø Identificar as formas de nascimentos dos animais
Ø Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Ø Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Ø Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Ø Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Ø Discutir a preservação dos animais em extinção
Ø Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
Ø Escovação na escola com especialista uma vez por semana
Ø Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
Ø Recorte e colagem
Ø Confecção de cartaz
Ø Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Calendário
Ø Observação da mudança do tempo
Ø Folhas mimeografadas, impressas, livro.
ENSINO DA ARTE
CONTEÚDOS
Ø Datas comemorativas
Ø Artes visuais e plásticas
Ø Teatro e dramatizações
Ø Confecção de cartões
Ø Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
Ø Desenho livre e ou dirigido
Ø Canções folclóricas e populares
Ø Expressão corporal – danças

OBJETIVOS

Ø Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
Ø Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
Ø Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
Ø Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
Ø Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
Ø Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Ø Cantos
Ø Desenhos
Ø Dobraduras
Ø Pinturas
Ø Recorte
Ø Colagem
Ø Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches …


AVALIAÇÃO
A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.


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Planejamento anual do 1º ano


Objetivos Gerais

• Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento lógico
• Posicionar – se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Aprimorar o autoconhecimento: esclarecendo as duvidas e atividades de fixação;
• Desenvolver o interesse pelas descobertas por meio de situações concretas na sala;
• Enfrentar e compreender novas situações;
• Transmitir valores como: noções de cidadania; respeito ao próximo, disciplina solidariedade, respeitar os idosos, respeitar a opinião alheia;
• Proporcionar: narração de historinha com a participação do aluno para a finalização;
• Participar das atividades com interesse e satisfação;
• Despertar o interesse pelas descobertas feitas durante as atividades questionando sobre a realização;
• Experimentar atividades lúdicas corporais que valorizem e cooperação , respeito mutuo, solidariedade e outros valores humanos de relevância social.

Conteúdos
Língua Portuguesa
• Comunicação e coordenação motora,
• As vogais;
• Juntando as vogais;
• As consoantes;
• Alfabeto;
• Silabas complexas;
• Aprendendo um pouco mais;
• Vamos ler mais;
• Essa é para cantar;
• Alfabeto móvel;
• Gramática: feminino e masculino – singular e plural – acentuação, pontuação, aumentativo e diminutivo.
Matemática
• Aprendendo a contar;
• Números naturais;
• Conhecendo sinais = ‡ > <
• Ordem crescente e decrescente
• Adição – Problemas
• Sistema de numeração decimal
• Subtração – Problemas
• Dúzia
• Números pares e impares; ordinais até 10;
• Nosso dinheiro;
• Medidas;
• Horas exatas;
• Geometria
• Vamos brincar
Ciências
• Corpo humano;
• Órgãos do sentido;
• Hábitos de higiene
• Seres vivos e não vivos;
• Os animais;
• As plantas – Pomar – Horta – Jardim;
• O dia e a noite;
• O sol e a chuva;
• Estações do ano;
• Meio ambiente;
• Dengue.

Geografia
• A criança;
• A família;
• A casa
• A escola.
• A comunidade
• O trânsito
• Meios de transporte e comunicação
• As profissões

História
Datas comemorativas
• Tema transversal
• Pluralidade cultural
• Abordagem sobre Ética
• Dengue

Metodologias Gerais
As aulas serão desenvolvidas numa interação utilizando – se dos recursos:
+Projetos de leitura
• Cantinho da leitura
• Historinhas
• Dinâmicas diversas
• Poesias
• Livro didático
• Semáforo
• Revistas
• Conversa informal
• Jornais
• Quadro e giz
• Gibis
• Bingo
• Brincadeiras
• Materiais concretos
• Dramatização
• Cartazes
• Rodinha de conversa
• Livros literários
• Desenho livre
• TV Dvd
• Musicas
• Filmes
• Som
• Jogos
• Passeio
• Alfabeto móvel
• Exposição de objetos
• Relógio móvel
• Fantoches
• Produção de texto
• Roleta
• Colagem recortes
• Apresentações
• Teatro
• Dedoches

Avaliações
Os alunos serão avaliados
• Participação
• Interesse
• Atividades avaliativas
• Leitura oral
• Escrita
• Raciocínio lógic
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